Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

O vídeo de José Saramago relata alguns dos problemas vividos pela sociedade contemporânea, onde nós somos manobrados junto há massa deixando de lado nossa maneira própria de pensar e produzir, naturalmente e artisticamente, dando maior valor ao bem material. Porém como o próprio Saramago diz algumas pessoas seguem o sentido contrario a essa massificação, dessa forma entendo que de maneira artística o pensamento flui diferente colocando mais valor em coisas pequenas e mobilizando-se mais em pro da resolução de problemas sociais.

Quando me refiro a manifestações artísticas não me restrinjo apenas a ao que possuem formação na área, nos considerados autodidatas ou nos que atuam na área. Em meu pensamento acredito que todos possuem um lado que desconstrói a padronização imposta pelo capitalismo, manifestação importante, pois caso isso não acontecesse já poderíamos ter virados robôs da ditadura capitalista.

Acredito que uma conseqüência dessa sociedade focada no capital é a nivelação, a padronização até mesmo do ingresso da população no âmbito acadêmico, desta forma restringindo aquele que não se apitam, porém claro que isso não é geral, pois existe uma essência que soa contaria há esse processo, assim tentado amenizar o efeito nocivo das praticas capitalistas.

Rebeca Giovana Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário