Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Arte e o Capitalismo.

As pessoas sabem que os problemas do mundo estão aí. E o que se faz para resolvê-los?"

José Saramago
Escritor Português

Pergunta lançada pelo escritor José Saramago em seu depoimento que faz parte do Documentário Janela da Alma de João Jardim e Walter Carvalho.

Relacione as provocações apresentadas por Saramago com a Arte e o Fazer Arte.




José Saramago aborta de forma muito objetiva o poder que o capitalismo tem em manipular e reger a nossa sociedade, sempre a favor dos seus interesses, visando o aumento e crescimento da sociedade de consumo. Para o campo das artes não é diferente, pois a maioria das produções artísticas sofre influência direta do capitalismo, que “apóia” o que hoje é rentável.

A cultura de massa que hoje é aplicada não possibilita uma independência para a arte, toda e qualquer linguagem esta sobre as regras determinadas pela cultura, da qual o capitalismo faz uso para determinar as tendências que o mercado da arte deve seguir.
Esse tipo de influência prejudica muito o lado criativo das produções artísticas, em decorrência do interesse em dar credito ao que é seguro, rentável, que já deu certo. Desta forma se observa o grande número de cópias e releituras de trabalhos já consagrados.

Victor Aede

Nenhum comentário:

Postar um comentário